Instituto Pensar - Em nota conjunta, PSB-AP reitera participação em ato de ?Impeachment Já?

Em nota conjunta, PSB-AP reitera participação em ato de ?Impeachment Já?

por: Nathalia Bignon 


Manifestante com cartaz pró-impeachment em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília ? (Foto: Sergio Lima ? 8.jan.2021/ AFP)

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (22), os diretórios do PSB, Rede, PCdoB, PSOL, PT e PSTU no Amapá, em parceria com outras entidades, reforçaram os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Não podemos mais aceitar que o governo Bolsonaro, com clara vocação autoritária, continue levando nosso povo à morte pela sua irresponsabilidade. Sistematicamente, desde a campanha eleitoral e durante todo o exercício do governo, Bolsonaro ataca as instituições democráticas e a democracia na pretensão de subjuga-las ao seu projeto totalitário?, diz um trecho do documento assinado pelas organizações.

No documento, também assinado pelas representações estaduais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), Negritude Socialista Brasileira (NSB), Mulheres Socialistas (SNM) Juventude e Socialista Brasileira (JSB), as entidades alegam que governo Bolsonaro prossegue com suas ações enquanto "as mortes por Covid-19 explodem no Brasil?.

Os signatários apontam ainda que com "as incertezas causadas por um governo incompetente mantêm a economia brasileira em constante queda? é impossível seguir. Como exemplo, além dos 14 milhões de desempregados no país, eles destacam a situação do Amapá, onde a situação é ainda mais grave: a média da população em idade de trabalhar fora do mercado foi de 17,2% no primeiro semestre de 2020. "Não dá mais para suportar?.

Confira a nota, na íntegra:

Nota à sociedade: Impeachment Já!

Pela vacina, pela democracia e pela vida!

Não podemos mais aceitar que o governo Bolsonaro, com clara vocação autoritária, continue levando nosso povo à morte pela sua irresponsabilidade.
Sistematicamente, desde a campanha eleitoral e durante todo o exercício do governo, Bolsonaro ataca as instituições democráticas e a democracia na pretensão de subjuga-las ao seu projeto totalitário.

As mortes por Covid-19 explodem no Brasil ? já ultrapassamos os 214 mil óbitos, a 2ª nação com mais vidas perdidas para a doença no Mundo ?, com média de mais de mil falecimentos por dia, enquanto o governo Bolsonaro demonstra incompetência e irresponsabilidade na importação da vacina que pode salvar milhares de vidas e fazer com que voltemos à normalidade social e busquemos a recuperação econômica.
O que está acontecendo no estado do Amazonas, em Manaus e em Coari, é inadmissível: pessoas morrendo sufocadas por falta de oxigênio enquanto o governo federal sabia que a tragédia poderia acontecer e não fez nada para impedi-la.

O Congresso Nacional debateu e aprovou em Lei o auxílio emergencial no valor de R$ 600, contra a vontade do presidente Bolsonaro que oferecia apenas R$ 200,00. E a prorrogação com o mesmo valor. Com a continuidade da pandemia, Bolsonaro reduziu o valor do auxilio e agora o cancelou e milhões de pessoas voltarão a passar fome no Brasil e no Amapá, que já concentra o dobro da média nacional de pessoas em situação de fome.

As incertezas causadas por um governo incompetente mantêm a economia brasileira em constante queda: hoje são 14 milhões de desempregados no País. No Amapá, a situação é ainda mais grave: a média da população em idade de trabalhar fora do mercado foi de 17,2% no primeiro semestre de 2020.

Não dá mais para suportar.

Por isso, nós dos partidos políticos do campo democrático popular, organizações populares, sindicais e de classe, representantes da sociedade brasileira, manifestamos nosso repúdio ao governo Bolsonaro e conclamamos o Congresso e a Sociedade para que se realize o Impeachment já!

Serviço

Carreata em Macapá ? Impeachment Já
Dia: 23 de janeiro, sábado, às 10h da manhã.
Local de concentração: Praça Nossa Senhora de Fátima, Bairro Santa Rita.
*Serão obedecidas as medidas de distanciamento social.

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Rede Solidariedade (Rede)


Partido Comunista do Brasil (PCdoB)


Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)


Partido dos Trabalhadores (PT)


Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)


Central Única dos Trabalhadores (CUT)


Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)


Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB)


Negritude Socialista Brasileira (NSB)


Mulheres Socialistas (SNM)


Juventude Socialista Brasileira (JSB)


Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (SINSEPEAP)


Sindicato dos Servidores do Grupo Administrativo do Amapá (SINSGAAP)


CSP- Conlutas-AP


Sindicato dos Servidores do Ministério Público Estadual (SINDSEMP/AP)



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: